Em master class inédita, a ser realizada no dia 3 de julho, Barbosa falou sobre a importância da preservação histórica desses artefatos
Bene Barbosa, instrutor de armamento e tiro, foi um dos destaques da 5ª edição da Shot Fair Brasil, que acontece no período de 2 a 5 de julho de 2025, no Distrito Anhembi, em São Paulo. No dia 3 de julho, Barbosa apresentou aos visitantes do evento a palestra inédita “Guerra ao colecionismo de armas. O que isso revela sobre liberdade, cultura e memória histórica brasileira”, que alertou sobre a importância do colecionismo armamentista, sua relevância cultural e histórica e a necessidade de ampliação e manutenção do acervo nas instituições brasileiras.
Barbosa, que é autor dos best-sellers ‘Mentiram Para Mim Sobre o Desarmamento’ e ‘Sobre Armas, Leis e Loucos’, participou de todas as edições da Shot Fair Brasil com materiais inéditos e dessa vez ressaltou a importância cultural e social do colecionismo, da preservação da história e falou sobre como as armas contam sobre os fatos históricos, sobre o desenvolvimento humano e da própria sociedade. O palestrante também falou sobre uma questão bastante atual: a nova legislação, que praticamente acabou com o colecionismo no Brasil.
Segundo Benê Barbosa, a Shot Fair Brasil, principal evento de negócios dos segmentos de armamentos, práticas esportivas outdoor, tiro esportivo, arquearia, turismo e atividades de aventura, tem se posicionado como uma importante referência aos praticantes de tiro e colecionadores de armas.
Conexão de negócios, informação e atrações para o público
Além da área de exposição, a Shot Fair Brasil 2025 irá contar com as últimas novidades e tendências dos principais fornecedores de produtos e serviços e diversas atrações para o público, como parede de escalada com 7 metros de altura, circuito com facas, arquearia, pista de airsoft e o “Bushcraft”, atividade de sobrevivencialismo.
O evento também conta com uma qualificada grade de palestras com informações e conexões para os adeptos das práticas esportivas. Além de Bene Barbosa, referências em diferentes segmentos já estão confirmados, destacando-se os norte-americanos, John Lott Jr, economista e comentarista político e Stephen Halbrook, advogado e autor, defensores dos direitos às armas, Caritá e Gonzaga (Brothers in Arms), Luciano Lara (promotor de justiça criminal), Comandante Uirá Ferreira, Celso Cavallini (repórter de aventuras e apresentador de games radicais) e Richard Rasmussen (aventura), entre outros.
Segundo os promotores, o evento deve superar a marca de 38 mil visitantes obtida em 2024, prevendo um incremento de 20% neste ano.