Joinville, a cidade onde será realizada a SHOT FAIR BRASIL, possui uma cultura histórica ligada às armas e à prática do tiro. Os imigrantes germânicos, quando chegaram, trouxeram junto o apreço por essa atividade, que servia também de integração social.

Conforme registro do Arquivo Histórico de Joinville, a primeira agremiação de tiro do município foi fundada em 26 de dezembro de 1855. A entidade se chamava Schützenverein zu Joinville (Associação de Tiro de Joinville).

De acordo com o historiador e coordenador do Arquivo, Dilney Cunha, além de cultivar uma antiga tradição, esse grupo pretendia formar uma espécie de guarda para dar mais segurança aos moradores da então recém fundada Colônia Dona Francisca (atual cidade de Joinville).

“Era um grupo de proteção para aqueles primeiros tempos difíceis, em plena mata tropical, cercada de possíveis ameaças de animais, indígenas e criminosos”, explica o historiador.

Essa associação participou e ajudou na segurança e defesa de Joinville em 1893, quando chegaram na cidade as tropas federalistas que estavam lutando contra o novo governo republicano do presidente Floriano Peixoto.

Anos depois, surgiram muitas associações de tiro semelhantes ao longo da história da cidade, como: Schützenverein zum Gruetli (1863), Schützenverein Pirabeiraba (1894), Schützenverein Mittelweg (1912), Schützenverein Katharinenstrasse (1905) e a Schützenverein Tell (1907).

Elas promoviam também eventos sociais e festividades, nas quais eram coroados os Reis do Tiro, que eram os melhores pontuadores de precisão. As mulheres também participavam das atividades.

Por conta da Campanha de Nacionalização, a partir de 1938, e da entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial em 1942, essas agremiações pararam suas atividades ou mesmo deixaram de existir.

Conforme o historiador, somente após o conflito ressurgiram ou foram criadas outras associações, algumas das quais sobreviveram até os dias atuais

Por respeito e celebração a essa herança cultural e histórica, Joinville é sede desta feira voltada às pessoas apaixonadas por armas.

A SHOT FAIR BRASIL acontece de 19 a 21 de agosto na Expoville. Os ingressos da feira estão à venda pelo site www.shotfairbrasil.com.br com opção de compra por dia de visitação ou passaporte para 3 dias com preços promocionais de 2º lote. O evento é para toda a família. Crianças até 13 anos terão acesso livre sem cobrança de ingresso. Para os menores de 18 anos é necessário o acompanhamento de pais ou responsáveis.

O evento tem o patrocínio master da ASCGuns, CBC, Springfield Armory e Taurus (cota Calibre .50BMG), Cervejaria ANBIER, Glock, Hangar 33 e Morigi Bullets (Calibre 5.56), 3 Gun Nation Brasil, Dr. Fedder e CATE Valenti (cota 9MM). A realização e a organização são da Planeventos Eventos Corporativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *