A SHOT FAIR BRASIL, feira de armas que acontece nos dias 19 a 21 de agosto na Expoville, em Joinville, possui um rigoroso Plano de Contingência e Protocolo de Prevenção, Proteção e Boas Práticas Contra a Covid-19.

Esse material segue todas as exigências das autoridades sanitárias a respeito das medidas preventivas. A implantação destes procedimentos visa oferecer todo o conforto necessário a todas as pessoas que estarão no evento.

O Plano de Contingência foi enviado para os órgãos de saúde responsáveis pelo monitoramento e fiscalização.

“Esta feira representa um momento de retomada dos eventos de grande porte, num cenário em que o Brasil avança na luta contra a Covid-19, com a vacinação em andamento. Para oferecer tranquilidade aos visitantes, expositores e profissionais que irão trabalhar, estamos seguindo à risca todos os procedimentos sanitários exigidos pelas autoridades”, ressalta o empresário Mauro Braga, da Planeventos promotora da SHOT FAIR BRASIL.

Veja as principais medidas que serão adotadas:

Aferição da temperatura corporal

– Todas as pessoas que forem acessar o ambiente da SHOT FAIR BRASIL serão abordados para aferição da temperatura corporal. Aqueles que apresentarem temperatura acima do permitido serão impedidos de acessar os ambientes e serão orientados a procurarem o serviço de saúde.

Controle de fluxo de pessoas

– A entrada de pessoas se dará de acordo com o permitido no decreto vigente no momento da realização do evento.

– Será implementado controle de acesso eletrônico à área interna, com contagem do número de pessoas dentro da feira e dos demais ambientes.

– Todas as pessoas que adentrarem os ambientes já estarão devidamente cadastradas no Sistema Eletrônico, com todas as informações necessárias para sua identificação e rastreabilidade. Também será estimulado o checkin com Sistema de QR COD, que será disponibilizado

– Será mantido, nos lavatórios dos banheiros, durante toda a duração do evento, sabonete líquido, toalhas de papel e coletor de papel acionado sem contato manual.

– Será garantido distanciamento mínimo de 2,00 m (dois metros) entre cada pessoa na secretaria/recepção, bem como entre cadeiras. Para maior orientação e controle, serão instalados marcadores de distância no piso.

– Em todos os ambientes serão determinados fluxos de entrada e de saída, com as devidas sinalizações, mantendo-se distância de 2,00 m (dois metros) entre as pessoas.

 

Uso de álcool em gel 70%

– Será disponibilizado às pessoas dispensadores de álcool em gel 70%, durante todos os dias do evento, em pontos estratégicos, como na entrada do pavilhão, no credenciamento, na bilheteria, nos sanitários, na praça de alimentação, nos balcões de atendimento e em pontos de passagem.

– Todos os expositores serão devidamente orientados sobre a obrigatoriedade de disponibilização de álcool em gel 70% em seus estandes para uso pelo público que os visitarem.

Uso de máscara

– Será assegurado o cumprimento da obrigatoriedade do uso de máscara descartável ou máscara de tecido algodão para todos os expositores, organizadores, prestadores de serviços, visitantes e convidados.

– Não será permitida a entrada de pessoas sem máscara.

– A organização do evento irá designar equipe para monitorar se as pessoas estão mantendo a máscara no rosto durante a permanência no interior da Feira e nos demais ambientes. Somente será tolerada a retirada das máscaras pelos visitantes e prestadores de serviços quando da ingestão de alimentos e bebidas, sendo que os mesmos devem estar sentados.

– Para reforçar a comunicação, serão afixados cartazes em locais estratégicos, informando sobre a obrigatoriedade do uso de máscara e seu uso correto.

Equipes de limpeza e segurança

– Serão disponibilizadas máscaras para a equipe de limpeza e segurança dos ambientes durante a prestação dos serviços, como também será assegurado o uso dos EPIs determinados pelas demais normas legais.

– Todos os integrantes das equipes de limpeza e segurança serão capacitados para manterem as superfícies de contatos constantemente higienizadas: maçanetas, cadeiras, mesas, balcões corrimões, dentre outros, visando mitigar os riscos de contaminação e propagação do COVID-19.

Equipes de atendimento ao público e expositores

– Serão disponibilizadas máscaras para todos os integrantes das equipes de atendimento nas bilheterias, credenciamento, praça de alimentação e coordenação geral.

– Será intensificada a capacitação e recomendações de higienização das mãos para as equipes de atendimento, de todas as áreas, antes e depois do atendimento nas bilheterias, credenciamento e nos demais ambientes do Evento.

– As equipes de atendimento, de todas as áreas, serão capacitadas de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde e autoridades sanitárias de Santa Catarina e de Joinville, visando atender e orientar o público participante do Evento.

 

Higienização dos equipamentos

– Serão mantidos higienizados todos os equipamentos a serem utilizados na operação do evento: máquinas para pagamento com cartão, computadores, guichê de autoatendimento ou qualquer outro equipamento que possua painel eletrônico de contato físico dentro dos ambientes da Feira.


Higienização dos ambientes

– Todos os ambientes serão mantidos arejados, com abertura das portas. – Será Intensificada a rotina de limpeza e higienização em superfícies e pontos de grande contato, visando gerar mais segurança ao público participante.


Higienização da Praça de Alimentação

– Todos os fornecedores e profissionais que atuarem na praça de alimentação seguirão todas as normas específicas definidas para o funcionamento das suas atividades, além daquelas especificadas neste documento.

– Todos os profissionais que forem atuar na produção e atendimento na área de alimentação, serão capacitadas de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde e autoridades sanitárias de Santa Catarina e de Joinville, visando atender e orientar o público participante da Feira.

– Será controlado o acesso à Praça de Alimentação, mantendo-se, por vez, no máximo 1/3 (um terço) da capacidade do local, evitando-se aglomeração, sempre com distanciamento de 2,00 m (dois metros) entre as pessoas.

– Serão implementados fluxos internos, inclusive de entradas e saídas, visando evitar o cruzamento de usuários e trabalhadores, sempre com distanciamento de 2,00 m (dois metros) entre as pessoas.


Serviço médico e ambulatorial

– A organizado do SHOTFAIR BRASIL montará um ambulatório exclusivo para o evento, com equipamentos, pessoal e insumos básicos para atendimento aos participantes, bem como orientação sobre procedimentos de prevenção e encaminhamento ao serviço público e privado de saúde, quando necessário.

– Será mantido no local serviço de ambulância durante todo os horários do evento.


Conduta em caso de suspeitos de Covid-19

– Todos os públicos envolvidos (organização, expositores, palestrantes, fornecedores e participantes serão orientados para comunicarem se estiverem com febre ou sintomas respiratórios (tosse, coriza, falta de ar) ou com algum coabitante ou contactante de casos confirmados da COVID-19. Nesse caso, a pessoa será imediatamente afastada e orientada a procurar atendimento médico/serviço de saúde.

– Todos os profissionais da equipe de organização estarão orientados a informar ao responsável pelo ambulatório, caso alguém apresente qualquer dos sintomas: febre, tosse, falta de ar, dor de garganta, coriza, dor de cabeça, diarreia, vômito, perda de paladar ou olfato


Gestão de resíduos – Evento Lixo Zero

– A SHOTFAIR BRASIL será um evento LIXO ZERO, sendo que todos os resíduos serão devidamente separados e encaminhados corretamente, minimizando o envio para o aterro sanitário de Joinville

– Todos os expositores e participantes serão orientados a destinarem corretamente os resíduos nos residuários (lixeiras) devidamente identificadas e que serão frequentemente higienizadas durante o período da realização do evento.

A SHOT FAIR BRASIL tem o patrocínio master da ASCGuns, CBC, Springfield Armory e Taurus (cota Calibre .50BMG), Cervejaria ANBIER, Glock, Hangar 33 e Morigi Bullets (Calibre 5.56), Dr. Fedder, 3 Gun Nation Brasil e CATE Valenti (cota 9MM).  O evento é uma realização e organização da Planeventos Eventos Corporativos.