O promotor de Justiça e especialista em Ciências Criminais, Luciano Lara, ressalta a importância da informação e conhecimento das normas e regras para conseguir o direito ao porte de arma, que todo o apaixonado por armamento quer ter.

Durante a SHOT FAIR BRASIL, Lara ressaltou a importância de que os praticantes de tiro procurem se dedicar a buscar informações corretas que possam facilitar os processos para a obtenção do porte, eliminando conceitos estabelecidos que afasta os apreciadores deste direito.  Até mesmo a legislação é muito específica e, segundo Lara, muito advogado ou juiz não domina esse setor e limita o acesso do porte por falta de um conhecimento mais amplo.

“Quem quer o porte de defesa pessoal precisa buscar junto à Polícia Federal, junto ao Sinarm, a obtenção deste porte. Há um trabalho muito grande de mídia dizendo que é impossível a obtenção deste porte de defesa. Eu trago dados que os pedidos bem fundamentados, conseguem o porte. E as pessoas se inibem tanto sobre a influência de que o porte é difícil, que deixam de pedir o porte e isso acaba levando, caçadores e atiradores, a usarem o porte de trânsito de forma equivocada, causando um problema maior. Para mim todo o cidadão de bem deveria portar uma arma de fogo, tendo conhecimento e a capacitação para ter esse direito de defesa da pessoa”, disse.